Agora o fomento da prática do esporte ganhará impulso com a instituição do Dia Municipal do Atletismo. Essa ação será discutida e apresentada na Sessão Especial que acontecerá no dia 24 de julho, quinta-feira, às 18h30, no Plenário da Câmara Municipal de Salvador. A data escolhida foi fundamentada no dia da criação da Federação Bahiana de Atletismo.
O Dia Municipal do Atletismo é decorrente do projeto de lei nº 61/14, idealizado pela vereadora Aladilce Souza (PcdoB), que determina o dia 24 de julho como o Dia Municipal do Atletismo.
O Atletismo é uma modalidade desportiva cujas origens remontam à antiguidade grega e aos primeiros Jogos Olímpicos, realizados no ano 776 AC. Por isso, pode dizer-se que é a forma mais antiga de organização desportiva.
É considerado um esporte de base, pois sua prática reflete os movimentos essenciais do ser humano nas seguintes especialidades: caminhar, correr, saltar e arremessar. Hoje em dia o atletismo é dividido em modalidades de: provas de pista e campo, corridas de rua, cross-country, e marcha atlética
O atletismo auxilia na coordenação dos movimentos, combate à obesidade, diminui o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e auxilia o funcionamento do sistema respiratório. É uma atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos em Salvador.
As dificuldades enfrentadas por atletas profissionais e amadores e a carência de estrutura para a realização da corrida em Salvador serão discutidas e debatidas na ocasião.
“A instituição do dia municipal do atletismo contribuirá para dar visibilidade e fortalecer essa prática esportiva tão benéfica e que tanto precisa de apoio dos poderes públicos e da sociedade em geral”, explicou a vereadora Aladilce.
Fonte: Portal Bahiarun